Você sabe o que é hipercalemia?
- Laís Medeiros
- 18 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

A hipercalemia é uma condição que ocorre quando há um excesso de potássio no sangue. Isso pode ser perigoso, especialmente para pacientes com doença renal crônica, porque o excesso de potássio pode afetar a função cardíaca e causar arritmias cardíacas graves. Alguns sintomas de hipercalemia incluem fraqueza muscular, náusea, dormência ou formigamento, palpitações cardíacas e falta de ar. É importante que os pacientes com doença renal crônica estejam cientes desses sintomas e informem ao médico caso ocorram. Uma das maneiras de controlar o potássio é através da alimentação. Alguns alimentos são ricos em potássio, como banana, abacate, batata-doce, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja, espinafre e tomate. Por outro lado, existem alimentos que são pobres em potássio, como maçã, pera, pêssego, morango, cereja, uva, cenoura, pepino, cebola, alface e repolho. Além disso, é possível reduzir o teor de potássio nos alimentos através de técnicas de preparo, como cozinhar, assar ou ferver os alimentos. No caso de verduras, é recomendado escaldá-las antes de cozinhá-las para retirar parte do potássio.
Também tenha cuidado com alimentos processados: Alimentos industrializados como enlatados, embutidos e temperos prontos geralmente têm alto teor de potássio e devem ser evitados.
Para controlar melhor o potássio na alimentação, é importante que os pacientes com doença renal crônica consultem um nutricionista. Através do seu quadro clínico e exames de sangue, a nutricionista pode elaborar um plano alimentar personalizado, levando em consideração as necessidades nutricionais individuais e as restrições específicas de cada paciente.
Lembre-se que as orientações para controle de potássio devem ser individualizadas de acordo com a saúde e os exames de cada paciente. Ao seguir uma dieta adequada e fazer acompanhamento médico regular, é possível reduzir os riscos associados à hipercalemia e melhorar a qualidade de vida.
Alimentos ricos em potássio: Banana, abacate, batata-doce, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja, espinafre, beterraba, melão, kiwi, laranja, mamão, manga, melancia, tomate, abóbora, cenoura, brócolis, couve-flor, batata
Alimentos pobres em potássio: Maçã, pera, pêssego, morango, cereja, uva, limão, abacaxi, mirtilo, framboesa, ameixa, cenoura, pepino, cebola, alface, repolho, couve, abóbora, quiabo, chuchu, berinjela